Será chuva,será vento?...Não, é chocolate

Os Aztecas diziam que era o alimento dos deuses. Os conquistadores espanhóis provaram-no e guardaram-no em segredo durante um século. Os nobres franceses gostavam de o tomar ao pequeno-almoço. Os ingleses experimentaram-no e abriram casas onde o serviam. Os suíços misturaram-no com leite. Os americanos contruíram máquinas para o transformarem em tablettes aos milhares. E 5 paspalhos portugueses decidiram criar um blog sobre ele. Sim, estamos mesmo a falar de chocolate!

terça-feira, 4 de maio de 2010

CHOCOLATE

Do Castelhano chocolate, do Nauatle chocolatl, de "Choco"(cacau) + "Latl"(água). 1.Produto alimentar, em pó ou em pasta solidificada, mais vulgarmente de cor castanha, feito de amêndoas e cacau torrados, açúcar e substâncias aromáticas 2.Bebida preparada com esse produto dissolvido em leito ou em água 3.Pequena refeição da manhã em que se toma essa bebida com pão, bolos, ... 4.Barra, placa ou pequena goluseima fabricada com esse produto 5.Cor castanha do chocolate

Uma jornada ao Admirável Mundo do Chocolate


No passado dia 22 de Abril o nosso grupo dirigiu-se a Vila do Conde, para uma visita à fábrica da Imperial. Depois de uma bela manhã passada no meio do chocolate, conseguimos ver de perto o complexo processo de fabrico de chocolate, desde a chegada da pasta de cacau à saída do chocolate embalado, quer em forma de tablette, amêndoas ou pintarolas.

Tivemos a companhia da responsável pelas relações sociais da Imperial, a Dra. Tatiana, que teve a bondade de nos explicar pormenorizadamente todo o processo decorrido na fábrica.

Saímos da fábrica bastante mais informados sobre o processo do fabrico do chocolate, e principalmente fomos capazes de ver o processo ao vivo, algo de grande importância para nós. Para não falar da grande vontade com que ficamos de comer chocolate...MUITO chocolate!


Blogspot Template by António, Joana, João, Marisa e Miguel. Powered by Blogger