Será chuva,será vento?...Não, é chocolate

Os Aztecas diziam que era o alimento dos deuses. Os conquistadores espanhóis provaram-no e guardaram-no em segredo durante um século. Os nobres franceses gostavam de o tomar ao pequeno-almoço. Os ingleses experimentaram-no e abriram casas onde o serviam. Os suíços misturaram-no com leite. Os americanos contruíram máquinas para o transformarem em tablettes aos milhares. E 5 paspalhos portugueses decidiram criar um blog sobre ele. Sim, estamos mesmo a falar de chocolate!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Todo o homem que tenha bebido uns tragos a mais...todo o homem que tenha passado a trabalhar uma parte considerável do tempo que deve ser passado a dormir...todo o homem de espiríto que se sinta temporariamente estúpido...todo o homem atormentado por uma ideia fixa que lhe tire a liberdade de pensar. Tomem todos eles um bom meio litro de chocolate!"

Anthelme Brillat-Savarin, 1826

Não é só na cor que somos iguais...


Não é só na cor que são iguais. Ambos são originários da América do Sul, surgiram no ocidente mais ou menos ao mesmo tempo, provêm de grãos que são descascados, lavados e secos e necessitam das mesmas condições de solo e clima. O chocolate e o café são cúmplices um do outro. O café exalta o sabor do chocolate. Na França, por exemplo, consomem-se anualmente mais de 350 milhões de "napolitanos" ( quadradinhos de chocolate preto italianos) a acompanhar o café.


Blogspot Template by António, Joana, João, Marisa e Miguel. Powered by Blogger