Será chuva,será vento?...Não, é chocolate

Os Aztecas diziam que era o alimento dos deuses. Os conquistadores espanhóis provaram-no e guardaram-no em segredo durante um século. Os nobres franceses gostavam de o tomar ao pequeno-almoço. Os ingleses experimentaram-no e abriram casas onde o serviam. Os suíços misturaram-no com leite. Os americanos contruíram máquinas para o transformarem em tablettes aos milhares. E 5 paspalhos portugueses decidiram criar um blog sobre ele. Sim, estamos mesmo a falar de chocolate!

terça-feira, 2 de março de 2010

10 Toneladas de Chocolate em Óbidos!

A vila medieval de Óbidos recebe, esta terça-feira, três toneladas de chocolate, numa operação logística que envolve dezenas de pessoas e várias carrinhas que transportam cinco das sete «maravilhas do mundo» para o Festival Internacional de Chocolate.

Foram levados para o interior da cerca do Castelo o Coliseu de Roma, a Muralha da China, o Chichen Itza, o Taj Mahal ou a cidade de Petra, num dos últimos preparativos que, há mais de um mês, mobilizam cerca de 80 funcionários da autarquia para que na quinta feira abra ao público mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate.

O certame aposta este ano no “cake design” (bolos com design) e contará, além dos maiores criadores portugueses com a presença de Djalma Reinaldo, um dos mais conhecidos artistas nesta área, na América do Sul.

O estilista Augustus assinará alguns dos modelos confeccionados em chocolate pelo Centro de Formação Profissional para a Indústria Têxtil e Vestuário, para a passagem de modelos que, dia 12, marcará outro dos pontos altos do festival.

O concurso Ourives de Chocolate, em que os participantes deverão confeccionar em chocolate três peças de joalharia, e «a participação de alguns dos mais conceituados chefes de cozinha» no Festival são outros dos aspectos destacados por José Parreira.

Haverá diariamente demonstrações de pratos com chocolate, e à noite, serão confeccionadas refeições nos restaurantes locais, por chefes conceituados.

À vertente técnica, junta-se a vertente lúdica do festival que, depois de ter apostado nas massagens com chocolate e da “chocolaterapia”, lança agora o “body painting” (pinturas corporais) aliando o chocolate e tintas convencionais, numa actividade aberta ao público.
Os mais novos contarão este ano com um novo espaço, o “Chocoactive”, onde numa parceria com o empreendimento turístico Bom Sucesso, poderão familiarizar-se com desportos como o golfe e o ténis.

A Casa de Chocolate das Crianças alia este ano a diversão à pedagogia, através de «uma parceria com uma higienista oral, que sensibilizará as crianças para a importância da higiene oral, que é uma das áreas em que autarquia tem apostado nas escolas» adianta o administrador da Óbidos Patrimónium.

Com um investimento de 300 mil euros e o patrocínio da marca francesa Valrhona o Festival deverá este ano movimentar mais de dez toneladas de chocolate.

E nós vamos lá estar, como é óbvio!

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